sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Virgin apresenta nave para voos turísticos ao espaço

Fonte: http://www.vigilia.com.br



A companhia aeroespacial do milionário britânico Richard Branson,Virgin Galactic, apresentou ontem, 7/12, a espaçonave SpaceShipTwo (SS2), com a qual empresa pretende tornar-se a pioneira do setor privado a realizar viagens turísticas ao espaço. O protótipo, que tem o tamanho de um jatinho executivo, tem capacidade para transportar até seis passageiros e dois pilotos e foi apresentado nas instalações da Virgin situadas no Deserto de Mojave, na Califórnia.
"É verdadeiramente um grande dia. A equipe criou não só uma novidade mundial, mas também uma obra de arte. A apresentação do SS2 leva a visão da Virgin Galactic ao nível seguinte", afirmou Branson, para quem a produção da nave é uma "evidência tangível" de que seu projeto é factível.
A construção da SS2 começou em 2007 e foi realizada secretamente sob a direção do engenheiro Burt Rutan, responsável pelo projeto do SpaceShipOne (SS1), que obteve sucesso em 2004 ao conquistar o prêmio 
Ansari X-Prize. O prêmio, uma criação da X-Prize Foundation, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas espaciais privados, rendeu US$ 10 milhões à Virgin por ser a primeira a lançar uma nave retornável que, por duas vezes, num intervalo de 14 dias, superou os 328.000 pés de altitude (a SpaceShipOne alcançou o recorde de 367.442 pés - ou cerca de 112 km - em sua segunda viagem).
Rebocada inicialmente sobre outro aeronave, o WhiteKnightTwo, a SS2 realizará um voo a 105 quilômetros de altitude e permanecerá cinco minutos em situação de falta de gravidade, antes de voltar a entrar na atmosfera terrestre, pousando da mesma forma que os atuais ônibus espaciais da Nasa (Agência Espacial Norteamericana).
O "Espaço Porto Americano", como a Virgil o denominou - a pista de aterrissagem e de decolagem de seus vôos - ainda será construído no estado americano do Novo México. Algumas centenas de aspirantes a astronautas já desembolsaram US$ 200 mil ou fizeram reservas para garantir que serão os primeiros da fila nas viagens, que, segundo a empresa, deverão começar em 2011.

0 comentários:

Postar um comentário